Palavra do Presidente

São Lourenço, um clube enraizado em nós Lourencianos


           O Esporte Clube São Lourenço  está de tal maneira enraizado em nossos corações, em nossas memórias, na nossa maneira de ser Lourenciano,que se torna insubstituível. Seria muito difícil perceber São Lourenço do Sul, sem o Esporte Clube São Lourenço, e arriscamos a dizer, sem receio de sermos dramáticos ou piegas, que as comemorações de nosso Centenário, não estão acontecendo por meras formalidades, mas acontecendo mais no coração de todos nós, aflorado nos sentimentos de carinho, reconhecimento e orgulho, do que nos atos protocolares. Nas festas, nos encontros, nas cerimônias ; a celebração, a confraternização, a saudade, o amor e a esperança no futuro do clube, são a tônica destes momentos.
          A efemeridade que acontece, momento profundamente simbólico, para honrar a tradição e os homens e mulheres coloradas que ao longo de um século construíram o nosso Clube, não pode, contudo, empalidecer a consciência de que o futuro está a nossa espera.
          Como não lembrar – e para os mais jovens, procurar saber de momentos épicos para este querido Clube, como sua fundação, no dia 18 de março de 1913;  a inauguração do campo cercado, em 1933, tendo o primeiro jogo oficial contra o Sport Club Marítimo; a inauguração, no dia 25/12/1939, do pavilhão, sendo este apadrinhado pelo Esporte Clube Pelotas; a intensa participação feminina, existindo, inclusive, a Sociedade Feminina do Esporte Clube São Lourenço; os inúmeros títulos conquistados pelos atletas alvi rubros da Baixada; a eterna rivalidade, e diga-se de passagem, “sadia”, com nosso co-irmão Grêmio Esportivo Lourenciano; a construção de nossa sede social, em uma permuta realizada com a Prefeitura Municipal; a inovação, ao lançar em 1995, o tradicionalíssimo grito de carnaval “Vermelho & Branco”; a construção, ainda que não definitiva, de nosso tão sonhado Ginásio, que foi o ponto de referência para as pessoas na maior tragédia acontecida em nossa cidade, a Enxurrada do dia 10/03/2011; a elaboração e concretização do Plano de Prevenção contra Incêndios; são alguns fatores marcantes de nossa centenária trajetória.
          O panorama econômico não é dos mais propícios, sabe-se. Existem investimentos que planejamos e são necessários, planos e sonhos, responsabilidade e austeridade, mas não há outro caminho, senão, o de ir em frente. Não é fácil, embora  gratificante, somente desfilar as lembranças e imagens dos momentos de gloria desportiva, as grandes manifestações e festas das taças conquistadas nesta centenária história de nosso Clube. São ideias, são vontades e são confianças, desta Diretoria, que cremos serem importantes. O Esporte Clube São Lourenço tem em sua história o futebol, nele radicando a sua origem e a motivação de seus fundadores,então, devemos fazer um esforço para reativar e reforçar o ressurgimento do futebol ao nosso Clube, e certamente, é o que buscamos, na medida do possível.
          Estamos conscientes, que a alma e a riqueza de um clube, são também a sua diversidade e tudo o que se consegue oferecer à sociedade que o cerca. Os jovens de hoje não perderam a paixão pelo futebol, mas estão também motivados pra outras práticas desportivas e a capacidade que o clube tiver para atrair é um fator decisivo na sua evolução. Temos hoje a melhor quadra multiuso de nossa cidade, mas queremos mais, e uma mini arena, quem sabe, será o próximo passo.
         As celebrações de nosso Centenário, só terão sentido se tivermos consciência de que estamos vivenciando um momento especial em nossa história, um tempo de reflexão sobre o caminho a seguir para proteger o futuro do nosso Clube, mas também será o tempo da consagração dos atletas que ao longo das décadas foram levantando o edifício desportivo do Esporte Clube São Lourenço e cujo nome está entranhado no povo colorado, mas também a todos lourencianos. Igualmente, queremos ressaltar que a história centenária de um clube social e de esportes como o nosso, pode ser descrita de muitas maneiras, mas todas elas  passaram por suas Diretorias e Associados que se destacaram pelas suas realizações e que pairaram acima de seus contemporâneos. O destino de um Clube Centenário não é feito por indivíduos isolados. A história é uma obra coletiva, feita por todas as Diretorias que aqui passaram, fazendo de cada gestão, o curso inevitável dos acontecimentos, de geração a geração, até a realidade de estarmos neste ano de 2013, celebrando e comemorando os nossos cem anos
        Ainda no sentido da reflexão, este Centenário mostra que acreditar num sonho vale a pena. Unir vontades e forças, apostando na saúde física e mental e no convívio social, incentivando crianças e adultos ao esporte e a confraternização fraternal,  o Esporte Clube São Lourenço tem uma história de sucesso. Tornou-se grande e representativo, sócios ou não, ativos e envolvidos na mesma filosofia de nossos antecessores onde participam todas as idades, raças e culturas, refletindo a realidade social de sermos chamados , com muita honra, o Clube do Povo.Uma luz para as gerações futuras servindo de estímulo para um constante aprimoramento que nos faça cada vez melhores. Comemoremos com orgulho cada ano de sucesso.

Futebol, uma realidade que se aproxima

      O propósito de reerguer novamente o futebol, não está somente direcionado a questão de nossas raízes e a simbologia de nosso centenário, mas sim, de se manter viva a história da construção deste Clube e do gosto e da cultura do povo lourenciano pelo futebol.
Embora estejamos reverenciando e festejando nosso centenário, nossa gestão vive do presente e do futuro, a partir de ações e inter-relações sociais com entidades interagindo uma com as outras, trocando ideias e conhecimentos.
Quem não vive as próprias raízes, não tem sentido de vida. O futuro nasce do passado, que não deve ser cultuado como mera recordação e sim ser usado para o crescimento no presente e futuro. Precisamos ser fiéis a nossa história.
A reabertura da prática do futebol em nosso Clube, com uma provável parceria com a secretaria Municipal de Desportos e a empresa G Negócios, virá ao encontro das propostas da atual gestão, que é de trabalhar a inclusão social, de oportunizar ao cidadão uma condição de vida melhor, dentro de um processo de integração, estimulando o futebol, trabalhando com um grande número de jovens que sonham em se tornar  jogadores de futebol.
O futebol afasta os jovens de coisas ruins, e as aproxima de bons valores (saúde, disciplina, espírito coletivo, competitividade e respeito).
A proposta é tornar jovens de várias faixas etárias, de diferentes condições sociais, inseridos dentro de um projeto único e que deverá ser ampliado ano a ano, sendo o Esporte Clube São Lourenço, o protagonista deste projeto.

    Encontro da Celebração, da Confraternização e da Saudade: sucesso absoluto

       Um evento inesquecível! Assim sintetizamos o que aconteceu  no dia 16 de março de 2013.  Foi a reunião de pessoas fundamentais na história do clube, de importância sem precedentes,ex atletas, dirigentes e colaboradores que honraram e orgulharam a camiseta alvi rubra da Baixada, que deram contribuições de grande valia para o sucesso e a história de nosso querido Esporte Clube São Lourenço.
       Apenas com palavras, é difícil explanar o que vivenciamos naquele lindo sábado de março, abraços emocionados, choros verdadeiros, alegria, satisfação e emoção estampados no rosto de cada um, lembranças de jogos e passagens memoráveis, que fazem parte da história do ECLS e são fatores motivadores para que consigamos elevar cada vez mais o nome do nosso Clube. Essas pessoas que lá estiveram, marcaram a vitoriosa história do Clube da Baixada.

Vermelho & Branco e Bailes de Carnaval, receitas fundamentais

         Não podemos ser hipócritas e tentar fugir da realidade: um clube social e esportivo, o qual a cada ano que passa investe mais em melhorias, e quer cada vez fazer mais para maior satisfação da comunidade lourenciana, como é o caso do Esporte Clube São Lourenço, tem inúmeras obrigações mensais, pois é um Clube que funciona diariamente, e o carro chefe para angariarmos os tão necessários recursos, são os eventos que são realizados em nosso Ginásio Multiuso, e os principais são os carnavalescos.
        O Baile do “Vermelho & Branco”, é sem dúvida nenhuma, o evento mais importante do ECSL. É realizado sempre algumas semanas antes do carnaval, e tem sua tradição, conseguida ao longo dos anos, e tornou-se o maior grito de carnaval da zona sul, aguardado por todos durante o ano. Sua marca registrada é a alegria. Em 2013, a Diretoria resolveu ousar e inovar, e, mudou totalmente sua logística. Foram dois palcos e duas bandas, uma mega estrutura de som e luz, camarotes cercados, garantindo animação aos foliões, com música ao vivo a noite inteira. E, já estamos pensando em 2014, quando o evento completará 20 anos, então, um evento ainda melhor, tentaremos realizar.
       Investimos e alto no carnaval, que aconteceu recentemente, nossos dois (02) bailes adultos e nosso baile infantil, graças ao empenho da incansável Diretoria, foram um sucesso, mas foi necessário a dedicação e suor de cada diretor,  mostrando que, quando um grupo está focado para que as coisas aconteçam, elas realmente acontecem. Assim como no V&B, no Carnaval, novidades foram apresentadas ao público, nossa principal meta foi dar qualidade aos eventos, sempre pensando em satisfazer à todos que nos prestigiam, e as inovações não vão parar, podem ficar certos disso.

  Parabéns, Esporte Clube São Lourenço, 100 anos, mais jovem do que nunca.

       Em nome da minha Diretoria, afirmo, nos sentimos lisonjeados e emocionados em representar o Clube que tanto gostamos numa data de tamanha importância, que é o ano de seu centenário. Estamos fazendo todo o possível para retribuir a quem nos deu um voto de confiança, a quem acreditou que a renovação era necessária, que uma injeção de ânimo, uma mudança de ideais, pessoas sem vaidades poderiam ser um diferencial para o crescimento de uma entidade. Então, à essas pessoas afirmamos, faremos cada vez mais pelo ECLS, podem ter certeza, estamos resgatando o orgulho, a paixão e o amor de defender um Clube de nossa cidade.
      Durante a matéria, nomes não foram citados, pois se o fizéssemos, ocuparíamos todo o espaço da revista para agradecer a cada pessoa que foi importante nesta centenária trajetória, então por bem, resolvemos destacar passagens e projetar nosso futuro, que para que todos saibam, está planejado, e vamos tentar colocar em prática todos nossos sonhos, ambições e desejos, apesar de saber das dificuldades que é administrar um Clube nos dias de hoje. 
       À todos os sócios, simpatizantes e freqüentadores do Clube do Povo, devemos agradecer, porque se o Esporte Clube São Lourenço se mantém vivo, forte e com perspectivas para o futuro, é por vocês nos prestigiarem e nos darem o respaldo para trabalhar. 
       O Clube completa 100 anos, mas os parabéns vão para todos Lourencianos que acreditam e valorizam o nosso querido Clube, muito obrigado! E, que venham mais 100 anos! Esporte Clube São Lourenço, um clube com passado, presente e futuro!

                                                Marcelo Ziebell Knorr
                                   Presidente / Gestão 2012/2014